Só Templates

Créditos



Layout by



terça-feira, julho 21, 2009

Como se ganha o jogo?

O que diferencia o RPG de um simples jogo é exatamente isso, nesse universo não há "vencedores", ninguém ganha o jogo.
Geralmente os player's são unidos em nome de um ideal comum, e seus adversários são char's controlados pelo GM, os NPC's. É válido esclarecer que o GM não está contra os player's por controla os NPCs adversários, ele apenas dá emoção ao RPG. Caso um GM resolva terminar a partida, basta ele desejar e criar uma situação que nem mesmo o mais forte e experiente dos jogadores poderá se safar assim fim de jogo! Um bom GM saberá dosar o nível de desafio com a diversão.

Claro, quando os player's e/ou o GM não possuem muito tempo para jogar, resumem as regras e quase não desenvolvem uma história. Nesses jogos mais rápidos, é comum que o GM coloque os char's, uns contra os outros, então o jogo termina rapidamente quando alguém vence a batalha. Alguns dos jogadores mais clássicos não enxergam essa "modalidade" com bons olhos, já que perde grande parte da essência da interpretação e fantasia.

RPG não é apenas jogos "Ao Vivo" ou sob supervisão, assim temos suas variações.....

O RPG de mesa, narrador, jogadores, livros, regras e dados , é o equilíbrio entre o teatro e os jogos de regras, as variações surgem quando tal mistura ganha mais influência de alguma das partes.


Acrescente ao
RPG mais interpretação e reduza a importância das regras, trazendo ele para mais próximo do teatro. Assim teremos os Live Actions, em bom português, "Ação ao Vivo". Cada jogador representa seu personagem exatamente como um ator o representaria, incluindo possíveis roupas e acessórios para enriquecer o ato teatral. Como geralmente um Live Action se parece mais com uma festa à fantasia, eles são realizados em lugares mais reservados, distantes do público. Além disso, esses eventos realmente se parecem com uma festa, pois como o trabalho do narrador chega a ficar mais simples - lembre-se, as regras são mais simples - é comum ter um grande número de jogadores e mais do que um narrador - Uma medida boa, é um narrador para cada 10 ou 20 jogadores. Para aumentar ainda mais o dinamismo doLive Action, os dados do RPG de mesa são substituídos por cartas de baralho, par ou ímpar, pedra-papel-tesoura, ou qualquer outra maneira rápida de decidir o sucesso de uma ação. Pra finalizar, um Live Actionpossui uma regra muito importante: o toque é proibido. O toque é narrado, pois tocar seu adversário de verdade pode gerar brigas - um jogador mais exaltado poderia aplicar força e machucar de verdade seu adversário.

Agora pegue o
RPG novamente mas adicione desta vez, mais e mais regras e reduza a interpretação. Assim teremos os RPGs Eletrônicos, sejam eles de videogame ou computador. A base inicial dos RPGs Eletrônicos foi inspirada no sistema D20, de Dungeons & Dragons, onde temos atributos como HP, MP, Level, experiência, entre outros. Quando dizemos pra reduzir a interpretação, na verdade por parte do jogador, ela é praticamente nula se limitando à tomadas de decisão. A interpretação se resume ao personagem, com atitudes previamente programadas. Alguns jogadores mais clássicos não aceitam o RPG Eletrônico como forma de RPG, por não haver interpretação, porém é uma forma fácil de começar a se acostumar com este universo, pois não é preciso conciliar tempo livre de um grupo inteiro de jogadores.

Se adicionarmos estratégia à esta fórmula chegaremos no
RTS, sigla para Real Time Strategy. Esses jogos são facilmente reconhecidos pela fórmula: coleta recursos, constrói uma cidade, prepara um exército e parte para o ataque. A maioria das pessoas julga este derivado do RPG como algo mais limitado, mas é necessário compreender que o foco aqui é outro. Também podemos ter aqui atributos básicos como por exemplo, HP, MP, Level, e uma história de fundo para dar o clima à aventura.

Se alguém levar o
RPG Eletrônico para a internet, e permitir que vários jogadores coexistam em mesmo mundo, teremos o MMORPG, sigla de Massive Multiplayer Online Role Playing Game - ou de algumas variantes, como Multi Massive Online Role Playing Game por exemplo - um formato de sucesso que movimenta milhões de dólares pelo mundo afora. Nele não existe um herói ou grupo de heróis principais como nas outras formas deRPG, pois aqui todos são igualmente importantes, sendo diferenciados no máximo em uma hierarquia sobre o level e experiência - adquiridos no decorrer do jogo. Geralmente jogadores com level alto podem criar uma guilda, clã, onde abrigará jogadores novatos sob sua proteção.

RPG (Role Playing Game)

RPG é um sigla referente a Role-Playing Game, traduzido "jogo de intrerpretação", onde se acontece a união do teatro, acontecimento e fantasia, e do Jogo, competitividade e regras limites para ações. O RPG é a união dos quesitos mais importantes desses dois mundos.

Uma partida de RPG consiste, basicamente, em um grupo de pessoas, onde uma delas assumirá o papel de GM (Game Master) ou "narrador", algumas pessoas ainda usam o termo "mestre" , e os demais, serão os jogadores (player's). Para enriquecer a partida são adicionados livros de alguns sistemas de preferência dos autores, pois sem regras o GM não irá convencer os player's dos rumos tomados pela história.

Ao inicio da partida, o GM orientará os player's, sempre seguindo as regras do sistema escolhido, para preencher a ficha do personagem(Char, Character). Nela encontramos informações essenciais como por exemplo, força, resistência, inteligência, detalhes sobre a char, história, entre outros. Todos os player's já possuem seus personagens. Então o GM dá uma introdução sobre a jornada, para conscientizar os player's sobre o que aconteceu até alí, e finalmente dar à eles, um objetivo básico que irá iniciar a aventura.

Acontecimentos vão sendo descritos, os player's imaginando tudo o que acontece. E quando um char precisa tomar uma atitude, o player conta ao GM o que pretende fazer, é analisado se esta atitude é viável, baseado na ficha do personagem, e em seguida, são jogados dados. Dependendo do valor obtido, o ato é realizado com sucesso ou não.

Os dados são importantes objetos no mundo do RPG, não limentado-se aos tradicionais de 6 lados. E em referencia a quantidade de lados os dados são denominados "Dado4"(D4), "Dado6"(D6) e assim sucessivamente.

Para que não tenha limitação de perdonagens é comum a existencia de personagens controlados pelo GM, São os Npc's (Non-Player Character), que servem para ajudar os player's(char), atrapalhar a execusão ou simplesmente enriquecer a história.

É comum apos algum díficil evento o GM adicionar pontos de esperiencia aos Char para que evoluam seus atributos, isso torna a história mais interessante.

Curiosidades, curiosas que todo curioso curiosamente gostaria de saber.


Cada um dos 700 carros de Gran Turismo 4 foram analisados um mês para o designer criá-lo.
O
Xbox iria ser chamado inicialmente de DirectX-box.
Antes de trabalhar na
Nintendo, o antigo presidente da Nintendo trabalhou numa empresa de táxi e num motel alugando quartos por hora.

The Sims ficou 82 semanas no Top 10 de venda dos EUA.

O jogo mais vendido de
Gamecube foi Super Smash Bros Melee com 6 milhões de unidades vendidas
504 partes de equipamento em Final Fantasy X.
Michael Jackson, em diversas formas, apareceu em Sonic 3, Ready 2 Rumble Round 2, Space Channel 5 1&2, GT
A Vice City e obviamente, Moonwalker.

O presidente da Nintendo of
America, Reggie Fils-Aime, antes era diretor sênior de marketing nacional da rede de pizzarias Pizza Hut.
De acordo com a
Entertainment Software Association, a média de
idade dos gamers americanos é de33 anos.

Na primeira aparição de
G
TA (E3 1997), foi dito que poderia dar uma volta na cidade em três minutos.
A tradução de
Nintendo é 'leve sorte aos céus'.

Capcom é a abreviação d
e 'Capsule Computers'.

Embora você os vê raramente,
Yoshi tem dentes(
Mario)

Possuir uma cópia do game 'Manhunt' na N
ova Zelândia é um crime.

A
arma mais poderosa em Bad Day (L.A) é
um simples cortador de unhas!

O primeiro produt
o lançado pela Sony foi uma panela elétrica.

No jogo original d
e arcade Donkey Kong, Mario era chamado de Jumpman e não era um encanador, e sim um carpinteiro.
Lara Croft inicialmente era pra ser chamada de Laura Cruz.

O KibiByte é uma unidade de medida do sistema internacional para o armazenamento el
etrônico de informação, sendo 1 KibiByte equivalente a 1.024 bytes.
Os requisitos básicos para a primeira versão do
Windows eram 256 Kb de RAM, DOS 2.0 e dois drive
s de disquete

Todos os servid
ores do Vaticano usam Linux.

Ficar horas na fr
ente do computador não causa problemas de vista? Podem gerar no máxim
o um cansaço visual.

O nosso país já
movimenta em cima de games cerca de US$ 250 milhões anualmente, tirando os US$ 100 milhões esti
mados em vendas pelo mercado paralelo.
O mais famoso
hacker do mundo se chama Kevin Mitnick e foi co
ndenado por invadir computadores de empresas como a Sun Microsystems, Novell e Motorol
a.

Atualmente o
Google é o terceiro site mais
acessado do m
undo e o quarto no Brasil, ficando atrás dos portais UOL, IG e Terra.
A
Apple criou um vídeo game chamado de “Apple Pinppin”.
O logo da
Apple era colorido.