Só Templates

Créditos



Layout by



sexta-feira, maio 08, 2009

Skoda invísivel...

Três semanas foi o tempo que a estudante de arte da Universidade de Central Lancashire (Uclan) Sara Watson, 22, levou para tornar um Skoda Fabia invisível. O objetivo de Watson era aplicar o conceito de ilusão em algo real. “Eu queria algo mais físico para criar impacto”, disse

O carro foi cedido pela empresa de reciclagens Recycling Lives, que ficou satisfeita com o resultado. “Ao ver as fotos, achei que os efeitos tivessem sido trabalhados no computador, mas não! Sara mostrou ser muito atenta e detalhista. Ficou fantástico”.


A arte de Watson lembra a já feita com sucesso pelo artista inglês Julian Beever, que cria ilusão dependendo o ângulo do espectador

Personalize suas "entradas"

Hoje vou lhes revelar o segredos dos carros "sensação": as portas nada tradicionais.
E como tudo na vida, esses "acessorios" tem opições> portas suicidas, portas gaivotas, portas lambo doors. Mas primeiro você precisa entender melhor o que é cada uma dessas portas:
Suicida: são abertas no sentido contrário de rotação. A fechadura fica na coluna que sustenta o para brisa e as dobradiças ficam na coluna T. Desta forma, as portas abrem em ângulos superiores a 60º, além de facilitar a entrada do motorista e do passageiro, ainda dá um visual interessante para a caranga. Em alguns caminhões e carros mais antigos estas portas eram originais de fábrica. Em outros modelos de carros de quatro portas, as portas traseiras também abriam desta maneira, um exemplo era o Lincoln Continental.


Gaivotas: abre com dobradiças sobre o teto do veículo. Essas portas têm perfil em L, apesar de deixar o carro com um visual bacana, não é algo muito prático de se utilizar no dia a dia, pois não é possível abri-las em ambientes fechados onde o teto é muito baixo. A Mercedes 300 SL, de 1954, vinha com portas gaivotas como item de série e a partir daí muitos outros copiaram a idéia.


Lambo Doors: nome é dado por ser uma forma de abertura de portas utilizada nos carros Lamborghini. A porta abre de forma giratória e tem dois estágios na abertura. O primeiro abre a porta um pouco como uma porta convencional e o segundo a porta é elevada em sentido de rotação na direção do para brisa do veículo. Essa elevação é feita de modo pneumático, hidráulico e com a ajuda de um amortecedor pressurizado de alta pressão. São muito utilizadas pela galera que curte visual extremo, carros de corrida e este tipo de coisa.


Todos esses sistemas podem ser instalados e adaptados em qualquer carro, porém envolvem muitas modificações estruturais para que sejam devidamente instalados. A porta é um item de segurança de qualquer carro e não pode acontecer falhas de funcionamento. Portanto, a segurança na instalação deve ser levada em conta.

Ninguém gostaria de ter uma porta “assassina” ao invés de uma suicida, não é?
Já vi fotos na internet de uma Lamborghini capotada e os dois ocupantes morreram carbonizados, pois não conseguiram sair do carro, já que as portas que abrem para cima ficaram impossíveis de serem abertas pelo fato do carro estar capotado com o teto encostado ao chão.

Como qualquer outro item de personalização você precisa ficar ligado para não instalar em qualquer oficina boqueta hein! Aliás, o ideal é que pesquise e ache alguns kits gringos de portas Lambo Doors e Gaivotas, já no caso das Suicidas, as portas originais podem ser adaptadas.

Aqui no Brasil é mais raro ver carros com estas portas, mas no exterior, principalmente nos Estados Unidos, a coisa mais normal é ver carangas com portas personalizadas.

Enfim, é um mercado que cultua a personalização de carros e se você puder gastar uma grana, mande, sim, trazer de lá pra equipar sua caranguinha daqui. Agora, se não der pra gastar esta bala toda, vale a pena procurar oficinas especializadas em customização para que seu projeto seja feito com segurança e qualidade.